Escolha uma Página

Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque Abraão aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e construtor (Hebreus 11:9-10).

Focar-se na eternidade é a melhor maneira de suportar as dificuldades na Terra.

Seguir o chamado de Deus nem sempre é fácil. O Senhor espera que confiemos nEle. Deus não discute conosco sobre decisões que possam nos impactar dramaticamente. Ele não revela seus planos para nós. Deus nem sempre nos exime da adversidade. O Senhor testa nossa fé para produzir resistência e maturidade espiritual – testes que às vezes são dolorosos. Ele faz algumas promessas que nunca serão cumpridas nesta vida.

Se seguir o chamado de Deus é um desafio para nós, imagine como foi para Abraão, que não tinha a Bíblia, pastor, sermões, comentários e encorajamento humano. Deus apenas prometeu uma nação, uma terra e uma bênção (Gênesis 12:1-3). Isso foi o bastante para Abraão.

Abraão nunca se estabeleceu na terra da promessa; nem o seu filho, Isaque, ou o neto, Jacó. Eles eram “estrangeiros”, residindo em tendas como nômades. Abraão nunca construiu casas ou cidades. A única maneira de ele possuir a terra era pela fé. Contudo, Abraão esperou pacientemente que as promessas de Deus fossem cumpridas.

A terra era importante para Abrão. Ele foi paciente porque sua visão estava em seu lar celestial, “a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e construtor” (Hebreus 11:10). Ele sabia, indubitavelmente, que herdaria aquela cidade, quer visse ou não sua casa terrestre durante sua vida.

Da mesma forma, o foco na eternidade concede a você paciência para continuar seguindo a Cristo quando as coisas ficam difíceis. É a melhor cura que conheço para o desânimo ou depressão espiritual. É por isso que Paulo admoesta para termos nossa mente “nas coisas de cima, não nas coisas da terra” (Colossenses 3:2). Se sua mente estiver no céu, você pode suportar o que quer que aconteça aqui.

Sugestão para oração

Louvado seja Deus pelo seu lar eterno.

Busque a Sua graça para ajudá-lo a manter uma perspectiva adequada em meio às dificuldades desta vida.

Estudo adicional

Leia a porção da vida de Abraão registrada em Gênesis 12-17.